sábado, 26 de março de 2011

Gênero textual: entrevista

Uma vida dedicada ao próximo

por Miguel Martinez Segade

Cristina S. é uma capitã do exército espanhol a qual participou em várias campanhas humanitárias como enfermeira de centro cirúrgico. Ela é casada e tem dois filhos. Nasceu em Madrid e está com 40 anos.

Miguel: Você sempre quis servir ao exército espanhol?
Cristina: Não, nunca pensei nisso. Quando acabei os meus estudos de enfermagem, comecei a procurar emprego. O exército espanhol tinha aberto vagas na academia de oficiais para pessoas que tivessem ensino superior. Eu estava no perfil, então, decidi tentar e... consegui.

M: Na sua família, existiam pessoas que serviram o exército?
C: Não, meus familiares eram guardas civis, menos o meu esposo que era sargento do exército espanho.

M: Qual cargo você possui atualmente?
C: Quando eu saí da academia militar de Zaragoza, era alferes, mas devido aos anos de serviço, às missões humanitárias que realizei, agora sou capitã.

M: Você já cuidou de feridas em alguma guerra? Qual?
C: Sim, na guerra da Bósnia e também durante a guerra do Iraque.

M: No que consiste ser uma enfermeira de centro cirúrgico de hospital de campanha?
C: Consiste em ajudar os médicos durante as operações realizadas nos hospitais de campanha, ou seja, hospitais montados em qualquer lugar, onde é necessário agir com rapidez.

M: Você sentiu medo na guerra da Bósnia? E na do Iraque?
C: Sim, nas duas, porque apesar de nós irmos para curar soldados/população local, estávamos correndo muitos perigos: minas terrestres.

M: Normalmente, que parte da população você atendia? Em que estado?
C: Crianças e mulheres com queimaduras.

M: Você acha o seu trabalho duro? Por quê?
C: Quando estou nas missões humanitárias, acho que sim, porque as pessoas passam por muita dificuldade; quando estou na Espanha, trabalho em um hospital militar, nesse momento, não é tão duro assim.

M: Você acha que seu trabalho tem boas recompensas?
C: Sim. O salário é bom. Mas a melhor recompensa é a espiritual. Traz muita alegria ajudar a quem precisa.

M: Em todos os seus anos de trabalho, qual foi a sua experiência mais marcante:
C: A perda de uma colega na guerra da Bósnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!